quarta-feira, 2 de novembro de 2011

As defesas naturais do nosso corpo!...

                                           

O nosso organismo está repleto de defesas naturais aos quais não da-mos muita importância.
Um espirro, a tosse ou uma lágrima são reflexos que raramente atingem o nível consciente. E quando atingem, são um incómodo. No entanto, cada um destes actos inconscientes fornece, à sua maneira, uma importante protecção contra micróbios ou toxinas antes que possam causar doenças.

Coçar
Coçamo-nos como reacção natural ao prurido, ou comichão, causado por minúsculos receptores, os nociceptores, situados nas terminações nervosas da pele. A sua função é avisar-nos de que algo - eventualmente um mosquito - está a fazer pressão sobre a pele e enviar a ordem: «Livrem-se dele.»


Tossir
Tossimos para limpar a boca, a garganta e os tecidos dos pulmões de invasores externos, como bolores, pólen, ácaros do pó, bem como de muco carregado de micróbios. Tossir é um mecanismo de defesa tão importante que, mesmo sem darmos por isso, tossimos em geral uma ou duas vezes por hora. Ironicamente, numerosas infecções respiratórias são propagadas através das gotículas infectadas que lançamos para o ar quando tossimos.


Espirrar
- Espirramos pela mesma razão que tossimos. Se inalarmos pó pelo nariz, as células nervosas no interior deste transmitem um sinal ao cérebro para o expelir.
Também espirramos para expulsar os micróbios que se multiplicam nas fossas nasais devido a constipações ou gripes.


Vomitar
Vomitamos quando receptores nas paredes do aparelho digestivo identificam substâncias nocivas no estômago ou no duodeno. O cérebro ordena ao tracto digestivo que inverta o processo, empurrando o conteúdo do estômago para cima e para o exterior através da boca.


Lacrimejar
Produzimos lágrimas para manter a superfície dos olhos húmida e esterilizada graças à lisozima, enzima que elimina as bactérias, dissolvendo uma ligação química na membrana da célula, o que provoca a sua destruição. As lágrimas também protegem os olhos quando as poeiras os irritam: a produção de lágrimas vai aumentando até o fluido transbordar das pálpebras, expulsando o agente irritante. Chorar, uma resposta natural ao stress, limpa o organismo de certas substâncias químicas nocivas produzidas pela ansiedade.
Apesar desta impressionante série de barreiras, alguns invasores perigosos conseguem, por vezes, penetrar no organismo. Felizmente, há uma segunda linha de defesa pronta para o ataque.


 Retirado de: http://www.seleccoes.pt/a_primeira_linha_de_defesa/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário