sábado, 12 de novembro de 2011

Com respiram os peixes?

                 

A respiração da maioria dos peixes:
Na maioria dos peixes, as brânquias ou guelras são os seus órgãos respiratórios e encontram se, em numero de quatro pares, de cada lado da cabeça, na câmara branquial, cobertas por uma lamina óssea, o opérculo. São muito irrigadas pelo sangue e a sua forma, muito recortada, aumenta a superfície de contacto com a água. Cada uma delas fixa-se a um arco ósseo.

As brânquias, órgãos onde se realizam as trocas gasosas nos peixes, comunicam com a boca e, pela fenda opercular, com o exterior.

A corrente da agua circula da boca para as fendas operculares , banhando as brânquias. Para a entrada da água o peixe abre a boca e para a saída levanta o opérculo.

Nas brânquias, a água cede ao sangue o oxigénio dissolvido e recebe dele o dióxido de carbono.
A hematose nos peixes é, por isso, branquial (hematose branquial).


  

A respiração nos golfinhos:
Ao contrário dos peixes, os golfinhos não respiram o oxigénio da água. Necessitam de pôr o espiráculo fora de água, expiram, inspiram e voltam a mergulhar. Normalmente vêm à superfície respirar de 2 em 2 minutos ou de 5 em 5 minutos, mas podem aguentar até 10 a 15 minutos sem respirar.
   No entanto, ao contrário do homem e dos outros mamíferos terrestres, os golfinhos têm de ter a consciência da sua respiração, pois é isso que faz com que fechem o espiráculo debaixo de água e só o abram quando vêm à superfície. Esta é a principal razão para justificar a maneira peculiar como dormem os golfinhos.- com o cérebro dividido em 2 hemisfério, adormecem um de cada vez para se manterem alerta e conscientes da sua respiração. De outra forma afogavam-se.



A respiração nos tubarões:
Os tubarões retiram o oxigénio da água através das brânquias, como fazem os outros peixes. No entanto, os tubarões não possuem cobertura, placa óssea que protege as brânquias na maioria dos peixes. Em vez disso, os tubarões apresentam cinco pares de fendas na pele. A água é eliminada através dessas fendas, depois, as brânquias do tubarão extraem o oxigénio. A maioria dos tubarões não pode bombear a água para as brânquias, como fazem todos os outros peixes. Os tubarões dependem de sua natação constante para forçar a entrada de água através da boca e das brânquias.

Sem comentários:

Enviar um comentário