terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dia Mundial do NÃO FUMADOR


                                                 

Nos próximos dias 16 e 17 de Novembro assinalam-se, respectivamente, o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e o Dia Internacional do Não Fumador. Estas duas datas que visam fazer baixar os números de uma epidemia global que, actualmente, mata cerca de seis milhões de pessoas por ano.

                                                

Apontado como um dos principais factores de risco evitável nas doenças respiratórias, em todo o mundo, o tabagismo é também o responsável pela morte de cerca de 600 mil fumadores passivos todos os anos.

Caso a tendência actual se mantenha, esta epidemia global poderá fazer disparar o número de vítimas anuais para os oito milhões, em 2030.

                                               

O tabaco é composto por alcatrão, nicotina, monóxido de carbono, polónio e chumbo.

A nicotina é uma substância estimulante presente na constituição do cigarro que incita ao consumo frequente de tabaco, podendo causar dependência. O fumo, ao chegar aos pulmões e depois ao cérebro, vai libertar vários neurotransmissores como a dopamina, que causa adrenalina.

                                               

Estão associados ao tabaco vários efeitos nocivos na saúde:
- cancro: pulmão, esófago, laringe, garganta, fígado, bexiga, mama, entre outros.
- doenças cardiovasculares;
- saúde oral deficiente: amarelecimento dos dentes e cancro da boca.
- destruição do paladar e olfacto;
- infertilidade;
- osteoporose.

O tabaco constitui uma das mais importantes causas de morte prematura em todo o mundo.

O tabagismo passivo consegue ser muito perigoso. Se você convive com fumadores, tente afastar-se enquanto fumam. Sabias que morre 10 vezes mais pessoas devido ao fumo passivo inalado em casa?
Ao inalar fumo, o risco de doenças cardíacas aumenta em 25%.
O fumo do cigarro enquanto ele está entre os dedos do fumador ou no cinzeiro produz substâncias ainda mais tóxicas do que as inaladas pelo próprio fumador.

                                              

Uma vida sem tabaco é muito mais saudável. Concentra a tua ansiedade e frustrações em exercício físico ou em actividades mais saudáveis que não te afectem a ti e aos outros.
Existem várias razões pelas quais não deves começar a fumar: o tabaco é prejudicial à saúde (física e psicológica), é caro, cria dependência, abre a porta para outras dependências (haxixe e cannabis) e não está na moda.

Pensa duas vezes antes de fumar o teu 1º ou o próximo cigarro!

                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário