sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vamos saber mais sobre o café?

                                       

No próxido dia 29 de Novembro comemora-se mais um dia do café. Esta bebida tem muitos adeptos mas deve ser bebida com moderação dadas as suas propriedades. Vamos aprender mais um pouco sobre o café!

                       

Lenda do Café
São inúmeras as lendas sobre o aparecimento do costume de beber café. A mais conhecida e mais plausível delas é a que nos conta que em meados do século XV um pastor da Etiópia, chamado Kaldi, notando que as cabras ao ingerirem os frutos de certo arbusto se tornavam mais vivas e adquiriam mais disposição, resolveu fazer uma infusão com os tais frutos e experimentá-la. Achando que seu estado de espírito e sua disposição física melhorara, continuou a beber a infusão e passou a propagá-la. Daí em diante, foi-se difundindo o uso de beber a infusão preparada com frutos do cafeeiro.

                                        

Benefícios e malefícios do café
 Se a bebida for consumida moderadamente, apresenta uma acção antioxidante, actua no combate aos radicais livres e, consequentemente, diminui os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. No entanto, o excesso de café pode causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náusea e problemas gastro-intestinais, devido a sua acidez.

                                            
Curiosidades sobre o nome do café

Em Lisboa, o termo tradicional para designar o ‘espresso’ é bica, um acrónimo que significa "Beber Isto Com Açúcar". Quando começou a ser comercializado em Lisboa, no café "A Brasileira", não agradou aos lisboetas e, por isso, foi criado o slogan. O termo teve tanto sucesso que acabou por manter-se até hoje. Por outro lado, no Porto é costume pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, a popular marca de máquinas de café.

                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário