sábado, 26 de fevereiro de 2011

Classificação dos seres vivos


O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas.


A Evolução dos Sistemas de Classificação

Os primeiros sistemas de classificação eram relativamente simples, sendo o primeiro a ser geralmente referido o criado por Aristóteles e Teofrasto, posteriormente reforçado por Lineu .
Neste sistema supunha-se a existência de dois Reinos, em que se dividiram Plantas e Animais .


Apesar deste sistema, apresentava alguns problemas, pois um grupo de seres vivos não tinha uma classificação específica, pois apresentavam características de ambos os grupos .
Para tentar resolver este problema Haeckel, criou um terceiro Reino, o Reino Protista, englobando os seres vivos protistas neste reino .
No entanto este terceiro reino não seria suficiente, pelo que Copeland inseriu um quarto segmento, o Reino Monera, incluindo os fungos nos protistas e não nas plantas. O Reino Monera foi criado, pois existiram diferenças importantes entre os seres anteriormente presentes no reino protista .
Alguns anos depois da inclusão de um novo reino, Whittaker considerou a existência de um quinto reino, o Reino Fungi, que incluía os fungos, situados em diferentes grupos ao longo dos vários sistemas .
Porém apesar deste sistema apresentar já algum desenvolvimento, Whittaker reformulou-o alguns anos mais tarde, incluindo alguns fungos e algas no Reino Protista .
Este sistema é actualmente aceite, não sendo definitivo, pelo que existem já outros sistemas como o sistema de classificação de Woese, continuando o de Whittaker a ser amplamente utilizado, por apresentar uma divisão correcta .
Podemos compreender que os sistemas de classificação são essenciais para o seu estudo e compreensão. Conclui-se ainda que a enorme quantidade de sistemas nos forneceu diferentes informações, sofrendo alterações sucessivas, de modo a criar um sistema cada vez mais completo .



Taxonomia

A Taxonomia é o ramo da Sitemática que se ocupa da classificaçao dos seres vivos e da nomenclatura (dar nome aos grupos formados).



Categorias Taxonómicas


Consideram-se sete grupos hierárquicos (taxas):
º
Reino
º Filo (nos animais), divisão (nas plantas)
º Classe
º Ordem
º Família
º Género
º Espécie
No sentido ascendente, o número de espécies vai aumentando, sendo cada vez mais abragente tendo uma maior variabilidade, enquanto, descendente procede-se o contrário, sendo cada grupo menos abrangente, diminuindo a variabilidade ficando cada vez mais restrito.


A nomenclatura usada na classificação de seres vivos.

CCEm 1735, séc. XVIII, Lineu elaborou um sistema de classificação, o sistema binomial de nomenclatura, que foi adoptado.
Deve ser escrito em latim e deve estar destacado no texto (em itálico ou sublinhado).
  É obrigatório o uso de duas palavras:
  A primeira palavra, com inicial maiúscula, indica o género a que pertence a espécie.
  A expressão formada pela primeira palavra mais a segunda, com letra inicial minúscula, designa a espécie.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Calendário ecológico!

Todos nós sabemos, que a cada dia do ano se comemora algo! Contudo, nem sempre nos lembramos dessas comemorações! Aqui está o calendário ecológico que ajudará a relembrar as datas mais importantes para os amantes da Natureza!

Este calendário foi retirado de:
http://issuu.com/greenteacher/docs/calend_rio_ecol_gico_2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Água

Este vídeo é destinado aos meus alunos, de 5ºano de Ciências da Natureza, que em breve irão iniciar o estudo da água e da sua importância para todos os seres vivos.
Vejam, é lindo!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vamos construir um herbário!



O que é um herbário?
É uma colecção de plantas prensadas e secas, dispostas segundo determinada ordem e disponíveis para referência ou estudo.
Um herbário pode conter algumas centenas de exemplares colhidos num determinado local, ou, geralmente, ser composto de milhões de exemplares, acumulados ao longo de muitos anos e que documentam a flora de um ou mais continentes.


Os herbários ao longo da história
A formação de herbários iniciou-se no século XVI em Itália, como colecções de plantas secas e cosidas em papel.
Lineu (1707-1778), designado como o “pai da taxonomia” aparentemente popularizou a pratica corrente de montar os exemplares em simples folhas de papel e guardá-las horizontalmente. Este botânico foi quem fez uma das principais obras de referência (Species plantarum, 1753), a partir da qual se passaram a designar as plantas pelo binome latino.


Para que serve?
Para referenciar e permitir identificar facilmente as plantas. A identificação é feita com base em floras, que são livros que contêm chaves e descrições que permitem distinguir as várias famílias, géneros, espécies, entre outras categorias taxonómicas.
O objectivo geral da gestão de um herbário é a colheita e conservação de exemplares de plantas com as respectivas etiquetas. Destas etiquetas fazem parte elementos referentes ao local e data da colheita, nome do colector e a identificação da espécie em questão (binome latino seguido do nome do classificador).

Como se constrói um herbário?
1. Recolhe no campo exemplares de plantas (em bom estado) com raiz, caule, folha e flor. Identifica cada uma com o nome, o local e a data em que foi colhida
2. Em casa, ou na escola, estende cada planta entre duas folhas de jornal
3. Empilha livros sobre os jornais, mantendo-os assim durante vários dias
4. Segura cuidadosamente as plantas secas e cola-as num caderno, onde deves anotar também as caracteristicas de cada uma.

A Matemática no nosso dia-a-dia.

Este vídeo é dedicado a todos aqueles que ainda não descobriram que a Matemática está em tudo o que fazemos! Está por todo o lado! E preenche o nosso dia-a-dia! Descobre algumas das suas utilidades diárias!

A vida também tem muita Matemática!!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Blog em construção inicial!!!

A todos aqueles que visualizarem este blog, não se admirem da sua simplicidade, dado que se encontra numa fase de construção inicial!
Espero que com o tempo apresente mais e melhor!
A evolução é um processo lento que se constrói a cada dia!
O meu primeiro passo na construção de um blog, foi dado hoje e só foi possível graças a uma querida colega de trabalho! Obrigada, Paula!
Agora sou eu que tenho de descobrir todas as funcionalidades e potencialidades deste novo mundo! Mãos à obra, Sílvia!!!

Vamos relembrar os animais!



Sólidos Geométicos

Boas vindas!!!

Olá alunos e professores da Anselmo de Andrade, sejam bem-vindos ao nosso blog!!!