terça-feira, 29 de março de 2011

Sabias que "A floresta não é só paisagem"?




 Brevemente irás visitar uma exposição na tua escola intitulada "A floresta não é só paisagem" oferecida à nossa escola pela Yorn, mas até lá para que possas saber um pouco mais sobre a floresta portuguesa aqui fica este vídeo.


domingo, 27 de março de 2011

2011 é ano internacional de ...


2011 é o Ano Internacional das Florestas

As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas.








Ano internacional da Química


A Química é a base da vida. Como tal, o ano de 2011 foi proclamado como o Ano Internacional da Química, sob o tema “Química - a nossa vida, o nosso futuro”.
O objectivo do Ano Internacional da Química é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade. A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais. A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela UNESCO. Assim, as atividades programadas para 2011 darão enfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis.

A hora do planeta!



Onde e quando começou a hora do planeta?
A Hora do Planeta começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora para firmarem uma posição contra as mudanças climáticas.
Apenas um ano depois a Hora do Planeta tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 35 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Em 2010, e após três anos de edição, a Hora do Planeta obteve a maior participação voluntária de sempre. Atingiu um recorde de 128 países e territórios, dos quais 24 cidades e duas vilas portuguesas, que se juntaram nesta exibição global a favor do planeta.

Porquê apagar as luzes?
Antes de mais há que ter consciência que este apagar de luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.
A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.
HORA DO PLANETA 2011
Sábado, 26 de Março
Apague as luzes e ilumine esta ideia por um Planeta Vivo.
Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Praticando Matemática!

      

Podemos praticar Matemática de forma lúdica e divertida, como tal, aqui vão links onde poderás treinar os teus conhecimentos sobre fracções.
Jogando, também se aprende!




Representação de fracções: 
http://nlvm.usu.edu/es/nav/frames_asid_102_g_1_t_1.html
http://www.escolovar.org/mat_fraccao_melvin_equivalentfraction.swf
http://www.escolovar.org/mat_fraccao_matchingfractions.swf
http://nlvm.usu.edu/es/nav/frames_asid_104_g_1_t_1.html

Fracções equivalentes:
http://nlvm.usu.edu/es/nav/frames_asid_105_g_4_t_1.html
Neste jogo, deves escrever uma fracção (nos termos da fracção - rectângulos brancos) equivalente à representada graficamente e depois clicar no botão Check. Se a fracção estiver correcta (Yes), podes escrever uma nova fracção, equivalente às duas anteriores, ou clicar no botão New Fraction para outro exercício. (Também podes mudar o nº de divisões do círculo).
http://www.harcourtschool.com/activity/elab2004/gr3/10.html
http://www.escolovar.org/mat_fraccao_equivalent.swf
http://www.escolovar.org/mat_fraccao_equivalentewmnet.swf

Comparação de fracções:
http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_159_g_2_t_1.html

Agora, mãos à obra!
Ao longo do capítulo das fracções, acrescentarei mais links sobre o tema.
Vai estando atento!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vamos saber mais sobre o SANGUE!


 

Qual é a História do sangue?

O passo mais importante na história da transfusão foi a descoberta da circulação do sangue por W.Harvey em 1613. A partir daqui ganhou outro impacto aquilo que havia sido escrito pelos gregos e pelos cristãos que o sangue era vida e que podia curar doenças.
Algumas experiências de transfusão directa de sangue, entre animais, só vieram a ter lugar a partir de 1665, com Lower.
Dois anos mais tarde verificou-se a primeira reacção transfusional hemolítica num doente que recebeu sangue incompatível.
A incompatibilidade verificada causou a morte de muitos doentes, o que veio a determinar a proibição das transfusões de sangue em 1678. 

Face a isto, só um século mais tarde se volta a falar da transfusão. Blundell, em 1818, utilizou sangue do próprio doente – transfusão autóloga – e de outros seres.
A terapêutica umas vezes era bem sucedida, outras não, tendo alguns doentes apresentado problemas após transfusão que conduziram à sua morte.

O que é o sangue?

 



Porquê dar sangue?
Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode dar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos Hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.
Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.




Quem pode dar sangue?
Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.  Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos.

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.


Dia Nacional do dador de Sangue
O Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de Março, foi instituído através da Resolução do Conselho Ministros nº 40/86, tendo como objectivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.