sábado, 30 de abril de 2011

Como realizar um trabalho escrito?



Independentemente da disciplina para a qual se destina, qualquer trabalho escrito tem regras para ser elaborado correctamente.
O teu trabalho deve conter as seguintes partes:
- capa
- índice
- introdução
- desenvolvimento
- conclusão
- bibliografia.

Para saberes o que cada uma destas partes deve conter podes consultar este blog:
http://bibliotecadogil.blogspot.com/2009/05/como-fazer-um-trabalho-em-grupo.html  




Agora que já sabes, é só colocares mãos à obra!
Bom trabalho!

terça-feira, 26 de abril de 2011

3ºPeríodo

 

Senhores passageiros (ALUNOS) sejam bem-vindos a bordo deste avião (3ºPERÍODO) será uma viagem breve (apenas 2 meses!) e com destino a um local paradisíaco (as férias grandes de Verão!). Apertem bem os vossos cintos que a viagem já começou (no dia 26 de Abril)!!!  Boa viagem (bom trabalho)!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Vamos ao Jardim Botânico de Lisboa!

   

Olá alunos do 5ºA e 5ºC.

No 3ºPeríodo iremos realizar uma visita de estudo ao Jardim Botânico de Lisboa que é famoso pela sua beleza única e pela diversidade de plantas que apresenta. Este jardim tem uma área de 4 hectares, onde se observam espécies vegetais provenientes de todas as partes do Mundo.

O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa é um jardim científico, projectado em meados do século XIX. Começado a plantar em 1873, por iniciativa dos professores Conde de Ficalho e Andrade Corvo, acabou por ser inaugurado em 1878.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Férias da Páscoa!



A todos os alunos que já se encontram de férias, aqui vão os votos de uma Páscoa Feliz!
Aproveitem os dias de férias para :
Divertir! Brincar! Descansar!


Feliz Páscoa

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sopa de plástico. O que é?



A Sopa de Plástico é o nome dado a cem milhões de toneladas de resíduos que flutuam no Oceano Pacífico desde o Japão ao Havai. É considerada a maior lixeira do mundo, com o equivalente a duas vezes o tamanho dos Estados Unidos. Está a ser acompanhada desde 1997 e, desde então, não tem parado de crescer.

Para aprenderes um pouco mais sobre este assunto deverás ver com atenção os vídeos seguintes:




terça-feira, 5 de abril de 2011

Treinando o cálculo mental



Há muitas formas de treinar o cálculo mental, mas uma excelente maneira é jogando. Já sabes que a brincar também podes aprender, como tal aproveita o jogo que se segue para treinar o teu cálculo mental.

http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00008/leerling_pt.html

Maré Negra


maré negra  é um derrame  que ocorre devido a um acidente ou prática inadequada que contamina o  meio ambiente, especialmente o mar, com produtos petroleiros.
O caso mais comum de maré negra é o do derrame de petróleo por um petroleiro, geralmente em consequência de um acidente.

Para aprenderes um pouco mais sobre as marés negras, assim como, saberes alguns dos casos que ocorreram no Mundo, vê com atenção o vídeo seguinte.


sábado, 2 de abril de 2011

Dia Mundial da Astronomia


Dia 8 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Astronomia.
Mas afinal, o que é a Astronomia?

A Astronomia é a ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. A Astronomia moderna, utiliza muitas vezes a Física para compreender os fenómenos que se observam no Universo, designando-se então Astrofísica.
Os astrónomos utilizam telescópios e sondas espaciais para efectuar observações e o computador para tratar os dados obtidos e fazer estudos teóricos.
Para saberes mais informação sobre astronomia consulta este site: http://www.portaldoastronomo.org/faqs.php?faq=3

Dia Mundial da Saúde

ver detalhes
Sabias que no próximo dia 7 de Abril se comemora o Dia Mundial da Saúde? Porquê? Para quê?
Vê com atenção este vídeo e aprende algumas dicas importantes para te manteres saudável durante toda a tua vida!

Vamos poupar água!

ver detalhes

Todos nós sabemos algumas atitudes que podem ajudar a poupar o consumo de água, mas nunca é demais rever ou aprender um pouco mais. E não te esqueças de partilhar estes conhecimentos com os teus amigos e familiares, deste modo, já estarás a contribuir para um mundo um pouco melhor em termos ambientais.

A floresta em exposição!

ver detalhes
Na nossa Escola, para comemorarmos o dia mundial da floresta, os professores de 2ºciclo, solicitaram aos seus alunos que realizassem cartazes com árvores construídas apenas com materiais recicláveis. Os alunos aderiram com empenho a este apelo e realizaram muitos e bons trabalhos. Infelizmente, por falta de espaço, ouve uma pré-selecção e apenas foram expostos os melhores trabalhos de cada turma. Agradecemos a todos os alunos que participaram na actividade, pela dedicação demonstrada. Seguem-se algumas fotos da exposição.



sexta-feira, 1 de abril de 2011

A floresta portuguesa


Com a visualização deste vídeo podes aprender um pouco mais sobre as florestas portuguesas.

Exposição "A floresta não é só paisagem!"

 

2011 é o Ano Internacional das Florestas e para comemorar esta data a nossa Escola expôs no bloco 5 um conjunto de cartazes fornecidos pela Yorn, como o título "A floresta não é só paisagem!". Esta semana as turmas 5ºA e 5ºC, foram visualizar essa exposição e realizaram os passatempos do panfleto oferecido. Para registar e relembrar este momento de aprendizagem, fora da sala de aula, aqui ficam algumas fotos.


A Floresta é uma fonte de riqueza imensurável para o ser humano e constitui um dos mais importantes símbolos da Natureza. Para além da sua extraordinária biodiversidade, fundamental num mundo cada vez mais humanizado, a Floresta dá-nos um valioso conjunto de recursos económicos, energéticos e sociais.