sábado, 25 de junho de 2011

ONDA DE CALOR


Como já deves ter reparado, nos últimos dias têm estado temperaturas muito elevadas! Tudo isto devido a uma onda de calor.


Mas afinal, o que é uma onde de calor?
É um período de tempo (alguns dias) durante a época de Verão em que as temperaturas máximas são superiores à média habitual para essa mesma época.


Quais as consequências de uma onde de calor?
As ondas de calor podem prejudicar a saúde humana, caso não sejam tomadas as devidas precauções, e pode ainda propiciar a propagação de incêndios florestais.


Que precauções devemos ter durante uma onda de calor?
Segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS) as precauções a ter durante uma onda de calor são:
  • Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar;
  • Nos períodos de maior calor procurar permanecer em ambientes frescos;
  • Evitar, sempre que possível, exercícios que exijam esforços físicos;
  • Evitar a exposição directa ao sol entre as 11 e as 17 horas;
  • Fora de casa, utilizar roupa solta, opaca, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com protecção contra radiação UVA e UVB e utilizar protector solar com factor igual ou superior a 30.

    Para mais informações, consulte o "Especial Verão" no sítio da DGS ( www.dgs.pt ) e/ou telefone para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
Relê também os cuidados que devemos ter com a exposição solar existentes nesta página do blog!
Continuação de boas férias! Diverte-te!!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Origem da calculadora


Se realizar certos cálculos complexos com o auxílio das calculadoras já não é algo tão simples assim, imagine como seria a vida de matemáticos e engenheiros sem estes objectos.

O ábaco foi a primeira calculadora da história. Este instrumento, criado pelos chineses no século VI a.C., dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtracção.



Em 1642, a calculadora, ou melhor, o ábaco, sofreu uma grande evolução, por meio do francês Blaise Pascal.

Este matemático tinha 18 anos quando criou este objecto e fê-lo para auxiliar o trabalho de contabilidade do seu pai. Esta calculadora, conhecida por Pascalina, baseava-se em dois conjuntos de discos: um para a introdução dos dados e outro que armazenava os resultados, interligados por meios de engrenagens. A máquina utilizava o sistema decimal para os seus cálculos de maneira que quando um disco ultrapassava o valor 9, retornava ao 0 e aumentava uma unidade no disco seguinte.


A invenção de Pascal foi importante pelo fato de a mesma realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco. Mesmo assim, a máquina de Pascal também realizava apenas operações de adição e subtracção, apesar de ter inventado mais de 50 versões diferentes.
Foi só em 1671 que o filósofo e matemático alemão Leibniz desenvolveu um mecanismo capaz de realizar as outras operações: a “roda graduada”.

No fim do século XIX e início do século XX, as calculadoras eram objectos de uso bastante restrito. Foi nos anos seguintes, com a criação de máquinas cada vez menores e mais baratas, que a calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos actualmente.

Experiência: Vamos fazer pipocas!!!



Material:
- 1 saco de milho para pipocas de microondas
- 1 microondas
- 2 recipientes

Procedimento:
1 – Segue rigorosamente as instruções existentes no pacote de papel onde se encontra o milho para pipocas.
Atenção: não podes usar milho “normal” e colocá-lo no microondas, se não possuíres um recipiente apropriado a fazer pipocas no microondas!
Deves realizar esta experiência com a supervisão de um adulto!
2 – Observa, ouve e regista as alterações que estão a ocorrer.
3 – Quando terminar o tempo previsto no microondas, não retires logo o saco de papel com as pipocas. Deves aguardar alguns minutos!
4 – Abre o pacote com muito cuidado, para não te queimares.
5 – Coloca num recipiente as pipocas que se formaram e no outro coloca os bagos de milho que não explodiram.
6 – Retira conclusões.

 

Observações:
1 – Durante o tempo que o milho esteve no microondas, foram audíveis pequenas e constantes explosões e foi visível o aumentar do volume do pacote onde as mesmas se encontravam inseridas.
2 – Após o tempo de espera e durante a separação por recipientes, foi observável que se formaram a maioria das pipocas, mas alguns bagos de milho não explodiram, mantiveram-se intactos.


Conclusões:
O milho para as pipocas é composto principalmente por amido e água.
Quando o bago de milho é aquecido no microondas, a água que existe no seu interior passa a vapor de água. O vapor ocupa mais espaço, logo a pressão aumenta dentro do bago e o vapor empurra a camada exterior do milho. Esta camada mantem-se intacta durante algum tempo, até que rebenta e o bago de milho explode. Durante esta explosão, o amido, também por acção do vapor de água, expande-se formando a parte branca da pipoca.
Podes provar a existência de vapor de água dentro do bago de milho, quando abrimos o saco de papel onde se encontram as pipocas e verificamos que se liberta um pequena nuvem de vapor que se encontra a elevadas temperaturas. Por este motivo, temos de ter  muito cuidado para não nos queimarmos quando abrimos o saco.
Porque não explodem alguns bagos de milho?
Alguns bagos de milho não explodem porque a sua camada exterior se encontra rachada, deixando passar o vapor de água existente no seu interior, não permitindo que atinja valores de pressão suficientemente altos para que rebentem.

Agora chegou a melhor parte! Aquela em que provas o resultado da tua experiência! Mas atenção, não deves abusar dos doces! Lembra-te sempre que primeiro está a saúde!
Bom apetite!