segunda-feira, 31 de outubro de 2011

o que é o Halloween?

                                                    

Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos" e é celebrada na noite de 31 de Outubro!
Antigamente acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas. E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.

Em Portugal celebra-se o dia de Todos-os-Santos a 1 de Novembro e é feriado nacional. No dia 2 de Novembro, as pessoas vão aos cemitérios oferecer flores e rezar pelos entes queridos.

                                                

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sistema digestivo

                                               
Nas aulas de Ciências da Natureza aprendeste a constituição do sistema digestivo e o funcionamento da digestão dos alimentos. Poderás rever alguns dos conteúdos lecionados através da visualização deste vídeo:
 http://www.youtube.com/watch?v=J9ZGTL-oPOY


Podem ainda resolver alguns exercícios lúdicos de forma a testarem os conhecimentos adquiridos.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm 

                                              

Vamos saber mais sobre o apêndice?

        

O que é o apêndice?
O apêndice vermiforme ou apêndice cecal é um tubo sem saída, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso e que se situa na região  inferior direita do abdómen. Os seres humanos e os macacos são os únicos seres vivos que possuem apêndice.

Qual é a principal função do apêndice?
Não se sabe ao certo qual função exerce. Contudo é sabido que possui uma grande quantidade de tecido linfóide, importante para atuar como defesa contra infecções locais. 

O que é a apendicite?
Por motivos ainda pouco conhecidos, o apêndice pode inflamar, principalmente nas crianças, adolescentes e adultos jovens. Esta infecção é conhecido como apendicite.

Quais são os principais sintomas da apendicite?
Os principais sintomas da apendicite são: dores e cãibras na região situada entre o lado direito da bacia e umbigo, febre, náuseas, vómitos e diarreia. 

Qual é o tratamento da apendicite?
O tratamento da apendicite é a retirada do apêndice através de cirurgia. Esta intervenção cirúrgica deve ser rápida, pois se a parede do apêndice se romper, a infecção pode se alastrar por toda a cavidade abdominal e causar peritonite (inflamação da parede abdominal). A peritonite aguda, sem tratamento adequado, pode levar o paciente a morte.
 
                             

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mitos alimentares

Desde sempre o homem fez muitas conjecturas sobre os alimentos e os seus efeitos no nosso organismo, mas nem todas as afirmações sobre a alimentação que ouvimos no nosso dia-a-dia são verdades puras, algumas são meros mitos alimentares sem qualquer fundamento científico.
Seguem-se alguns exemplos de mitos alimentares e a sua respectiva explicação:
1)      A água à refeição engorda - FALSO
A água nunca engorda, nem à refeição nem fora dela. A água não fornece nenhum nutriente energético, não contém açúcar, nem gordura, nem proteínas. A percentagem de água presente no corpo humano é de 60% a 70%, no caso de haver retenção de água pelo organismo, poderá influenciar o peso. No entanto um indivíduo saudável não faz retenção de líquidos. Esta é uma situação associada a algumas doenças e que deve ser sempre acompanhada pelo médico.
2)      Não se deve beber água quando se sua após exercício físico intenso - FALSO
Sempre que se realiza exercício físico intenso há eliminação de grandes quantidades de água que se liberta durante o trabalho muscular para permitir a manutenção da temperatura corporal. Sendo a água o maior constituinte do nosso organismo (60-70% do nosso peso), tem que ser reposta o mais rapidamente possível para evitar a desidratação. Deve ser consumida à temperatura ambiente para não causar eventuais choques térmicos.
3)      Posso comer toda a fruta que quiser – FALSO
A fruta contém frutose, um açúcar simples que pode ser consumido diariamente mas sem exagero. A quantidade de fruta recomendada diariamente é de 3 a 4 peças. Quem consome fruta em excesso não está a fazer uma alimentação saudável e poderá desencadear problemas de saúde.
4)      O azeite é uma gordura excelente e por isso não engorda – FALSO
O azeite, apesar de ser uma gordura saudável, engorda tanto quanto as outras gorduras. Cada colher de sopa contém 10g e fornece-nos 90Kcal. É uma gordura excelente, rica em antioxidantes, que ajuda o funcionamento do aparelho cardiovascular e como tal, sempre preferível às outras gorduras, sobretudo as saturadas, mas o seu consumo deve ser sempre com conta, peso e medida.
5)      Laranja com leite faz mal – FALSO
Do ponto de vista nutricional, a laranja é rica em vitamina C e o leite é rico em cálcio. Quando se juntam a nível digestivo a Vitamina C favorece a absorção do cálcio. Por isso uma laranja consumida com leite ou outro derivado são uma combinação excelente. Quando adicionamos alimentos com muita acidez ao leite, este pode coalhar. Muito provavelmente foi neste facto que se baseou o mito. Mas nenhum alimento tem a acidez do estômago. Aí o leite vai forçosamente coalhar, ainda que não seja ingerido com laranjas
6)      O pão engorda – FALSO
Frequentemente ouve-se dizer que para emagrecer não se deve comer pão. Este, como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação, no entanto, não é um alimento proibido para quem quer emagrecer. O grande problema não é o pão por si só, mas sim o que lhe juntamos…
7)      As tostas emagrecem – FALSO
As tostas, quando comparadas com igual quantidade de pão, fornecem mais calorias (energia) uma vez que são mais ricas em gordura e pobres em água. No entanto, podem fazer parte de uma alimentação saudável. Tudo depende da quantidade!
8)      Há alimentos proibidos – FALSO
Qualquer alimento pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. É verdade que alguns alimentos, sobretudo quando são ricos em gorduras ou em açúcar são apontados como pouco saudáveis. O que não significa que não possam ser ingeridos.
A questão fundamental prende-se com a quantidade e a frequência. Alimentos menos equilibrados devem ser ingeridos em menor quantidade e apenas de vez em quando.

O que são os gases corporais?



Cada ser humano, em média, liberta entre 0,5 e 1,5 litros de gases corporais por dia. O ar expelido provém do que foi engolido e não eructado, mas também tem origem na natural fermentação das bactérias da flora intestinal do intestino grosso.
O arroto é um reflexo natural da libertação de gases, quando a pressão no estômago é demasiada. A maioria das pessoas engole excesso de ar durante as refeições, ao falarem muito, ao fumares, ao terem nariz entupido, etc. A deglutição excessiva do ar resulta não só em eructação excessiva, como também em distensão e desconforto abdominais, além da flatulência.
A flatulência é a libertação, voluntária ou não, de ar contido na porção final do intestino. O odor destes gases provém de pequenas quantidades de enxofre e gás sulfídrico.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

                                           


O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de Novembro nos estados membros da União Europeia.
A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.
O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida. 
Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade
escolar têm excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo
na idade adulta e têm mais probabilidades de vir a ser obesos.

                                                           
Portugal encontra-se numa das posições mais desfavoráveis do cenário europeu, apresentando mais de metade da população com excesso de peso e sendo um dos países do espaço da Europa em que é maior a prevalência de obesidade infantil, já que 30% das crianças apresentam sobrepeso e mais de 10% são obesas.
Estima-se que 1 em cada 5 crianças, na Europa, tem excesso de peso e sabe-se agora que esta afecção está relacionada com problemas físicos e psicológicos na infância e com um maior risco de contrair outras doenças e morrer prematuramente. Por conseguinte a prevenção e tratamento da obesidade infantil constituem uma prioridade em matéria de saúde pública.
A adopção de hábitos saudáveis é a melhor medida de prevenir e tratar a obesidade infantil.
É preciso que as crianças aprendam a fazer uma alimentação saudável e a praticar exercício físico.