sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vamos limpar Portugal 2012!


World Cleanup 2012 from AMO Portugal on Vimeo.

Este é o nosso Planeta… a TERRA é a nossa casa e é a única fonte de vida: dá ao Ser Humano todos os recursos de que necessita para viver o dia-a-dia.

Mesmo dependendo do seu Planeta, da sua Natureza e do Meio Ambiente, o Ser Humano assume muitas vezes comportamentos irracionais e ambientalmente insustentáveis.

Todos os dias as florestas são vítimas de crimes… toneladas de lixo são despejadas indevidamente nas florestas… milhares de hectares ficam contaminados…

É preciso salvar as florestas Portuguesas.

4,5 milhões de toneladas de resíduos são produzidos anualmente em Portugal: isto significa que cada português produz em média cerca de 450kg de resíduos por ano! Todos, sem exceção de idade, produzimos em média um quilo e duzentos grama de lixo… por dia!

Mas o pior é que estes números dizem respeito apenas aos resíduos que são encaminhados para um destino adequado.

Em Portugal os resíduos não têm todos um destino adequado, ainda há quem sinta que é aceitável livrar-se do lixo escondendo-o atrás de uma moita, no meio de uma floresta ou “dentro daquela gruta lá na serra, que ali ninguém vê”…

Em Portugal ainda há quem pense que é aceitável livrar-se daquele papel, daquela garrafa, daquela beata de cigarro, atirando-os pela janela do carro!...

Procurando sensibilizar os menos atentos, e para que compreendam os impactes dos seus errados comportamentos ambientais, em 2008, os Estónios lançaram o desafio à sua população para num só dia limparem todas as deposições ilegais de resíduos do seu país.

Também em Portugal e num só dia, em Março de 2010, o movimento cívico Limpar Portugal o fez.

Foi um grande exemplo de civismo e de cidadania: arregaçamos as mangas e colocamos Mãos à Obra, e mais de 100 mil voluntários, todos juntos, limpamos cerca de 13 mil lixeiras, recolhendo mais de 50 mil toneladas de resíduos depositados indevidamente nas nossas matas, florestas, praias, rios e cidades: em todo o país - Portugal Continental e Ilhas.

O ano seguinte, 2011, foi o ano de comemoração das ações de 2010. Os voluntários voltaram a juntar-se e reviveram os bons momentos de confraternização. Alguns voltaram a limpar mais algumas lixeiras, mas a maioria procurou criar atividades de educação, sensibilização e formação ambiental. Entretanto os voluntários da AMO Portugal têm efetuado o acompanhamento das lixeiras tomando uma postura de vigilância e de prevenção.

A Associação Mãos à Obra Portugal é herdeira da organização de base do Projeto Limpar Portugal e todos os resultados das suas ações derivam da oferta voluntária de meios, bens, serviços, criatividade e mão-de-obra, dos cidadãos e instituições que aderem às iniciativas.

O desafio da AMO Portugal para 2012:

A 24 de março realizamos uma ação de limpeza de resíduos depositados indevidamente nas nossas florestas e outros espaços públicos, integrados na ação internacional “Let’s do It! World Cleanup 2012”, que decorre entre 24 de março e 25 de setembro de 2012.

Esta iniciativa tem como objetivo obter a participação de mais de 100 países, de 300 milhões de pessoas, e a recolha de 100 milhões de toneladas de lixo em todo o mundo, em acões de um só dia.

Para além da recolha efetiva de todos os resíduos, o principal objetivo da iniciativa é promover a EDUCAÇÃO ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.

A melhor forma de sensibilizar as pessoas para o problema da deposição ilegal de lixo nas nossas florestas e espaços naturais é confrontá-las com a verdadeira dimensão do problema, pelo que, gostaríamos de este ano conseguir trazer mais voluntários a participar.

Para obteres mais informações consulta http://www.amoportugal.org/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Do desenvolvimento embrionário ao parto

O milagre da vida visto de bem perto!



Nos dois vídeos que se seguem podes ver o desenvolvimento embrionário e o parto.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia dos namorados ou dia de São Valentim


Amanhã, dia 14 de Fevereiro, comemora-se mais um dia dos namorados ou dia de São Valentim, mas a maioria das pessoas não sabe a história ou lenda deste famoso dia. Aqui fica um cheirinho dessa história...

O dia de S. Valentim
A origem do dia de S. Valentim está envolta em mistério, pois são variadas as lendas em seu redor. Há dois santos reconhecidos com o nome de Valentim, ou Valentinus, ambos mártires. . De entre as várias lendas, salienta-se uma que parece ser a que reúne maior consenso quanto à sua veracidade.
 Havia um padre que viveu em Roma, no século III da Era Cristã chamado Valentim. Nessa altura, o Imperador Cláudio II enfrentava grandes dificuldades na recruta de novos soldados para as suas legiões e acreditava que os melhores soldados eram os solteiros. Então, resolveu cancelar todos os noivados e proibir todos os casamentos em Roma. Valentim, que considerava essa medida uma injustiça, continuou a celebrar clandestinamente casamentos de jovens. Quando soube das acções do padre, Cláudio ordenou a sua execução.

Na Idade Média, em França e em Inglaterra, S. Valentim era um dos santos mais importantes. Assim, no dia 14 de Fevereiro, os jovens sorteavam os nomes dos seus pares e os papéis com os nomes eram cosidos nas mangas durante uma semana. Usar um coração na manga da camisola era sinónimo de que a pessoa estava apaixonada, ou seja, "in love".
O cartão mais antigo  que chegou até ao presente é já do século XV, de um jovem duque que estava preso em Londres e terá enviado vários poemas e bilhetes de amor à sua mulher, que estava em França.


A origem do Dia dos Namorados
Como muitas outras datas comemorativas católicas, a origem do dia está na Roma Antiga, nas festas anuais em honra do deus Luperco (protector dos rebanhos e pastores e que correspondia ao deus grego Pã) e Juno (deusa do amor), que aconteciam em meados de Fevereiro. 
No século V, estas comemorações foram incorporadas às tradições cristãs e celebradas no dia 14 de Fevereiro, em memória de São Valentim, um padre romano morto dois séculos antes. No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como o dia da união dos namorados.
Actualmente, na Europa e na América do Norte, comemoramos o Dia dos Namorados a 14 de Fevereiro. Mas não é assim noutros locais. Assim, por exemplo  no  Brasil, essa comemoração acontece no dia 12 de Junho, nas vésperas do dia de Santo António, o famoso santo casamenteiro.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Gémeos


1. Gémeos verdadeiros
Os gémeos verdadeiros formam-se de um único óvulo fecundado por um único espermatozóide. Em vez de se formar um embrião formam-se dois ou mais embriões. Isto acontece quando as células, formadas até oito dias depois da fecundação, se separam em dois ou mais grupos independentes, originando cada um deles um embrião completo.
Estes gémeos, tendo nascido de um mesmo ovo, possuem a mesma estrutura genétia e são, por isso, do mesmo sexo.
Um terço dos gémeos são verdadeiros.
Os gémeos verdadeiros são também chamados gémeos monozigóticos, ou univitelinos.
2 – Gémeos siameses
Se a separação acontecer depois do nono dia os embriões dificilmente sobrevivem, ou, se a separação não for completa, podem formar-se gémeos siameses, ou seja, gémeos colados por uma parte do corpo e partilhando órgãos. Nalgumas situações, dependendo dos órgãos partilhados, os gémeos podem ser separados cirurgicamente. Alguns gémeos viveram colados toda a sua vida.
O termo siamês vem da palavra «Sião», antigo nome da Tailândia, devido ao facto de dois gémeos siameses oriundos deste país se terem tor
nado famosos.



3. Gémeos falsos
Os gémeos falsos têm origem em ovos distintos, ou seja, em óvulos diferentes fecundados por diferentes espermatozóides.
Estes gémeos, não possuindo a mesma estrutura genética, são tão distintos como dois irmãos não gémeos e podem, portanto, possuir o mesmo sexo ou não.
Estes gémeos são também chamados de dizigóticos, plurizigóticos, bivitelinos ou plurivitelinos.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mudanças na adolescência

                               

O que muda na adolescência?
Estás a iniciar uma nova fase da tua vida: a puberdade e a adolescência. Agora começam grandes transformações no teu corpo, na forma de te veres a ti próprio(a) a vida e de entender as pessoas. Podemos dizer que é um “salto de crescimento” mas desta vez para a sociedade.   
É um período de transformações profundas, quer ao nível do corpo que ao nível das relações com os pais e com as outras pessoas, bem como em muitos outros aspectos da vida. É um período de dificuldades e conflitos relacionados com todas essas transformações mas também uma fase rica em ideias, experiências, sonhos, projectos e expectativas.
Começa com a puberdade, isto é, com a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais, e, portanto, com o aparecimento da primeira menstruação (menarca) nas raparigas e com a possibilidade de ejaculação nos rapazes.
Em termos de idade isto é muito variável e acontece habitualmente mais cedo nas raparigas.
É uma fase na qual vão ocorrer mudanças ao nível físico que não gostarias que ocorressem dessa forma: ou acontecem depressa demais... ou demoram a acontecer...
Pode ser uma etapa de grande confusão, porque estás na transição entre seres criança e tornares-te adulto(a).

O que muda nas raparigas?
Algumas raparigas surpreendem-se por ainda não terem os seus seios desenvolvidos ou estarem já muito desenvolvidos, surpreendem-se por terem a pele mais oleosa, suarem mais, terem borbulhas, as ancas alargarem, terem menstruações mais ou menos regulares.
O ritmo destas mudanças é individual e único, sendo por isso diferente do desenvolvimento de outras colegas e amigas. Ninguém sabe ao certo porque é que o desenvolvimento acontece em algumas jovens assim de forma “acelerada” e noutras de forma mais gradual.
Sabe-se, no entanto, que não são iguais para as raparigas e para os rapazes. Provavelmente terá a ver com o clima, nutrição ou com a hereditariedade. Todavia, com o passar do tempo, algumas diferenças tenderão a diminuir. E naturalmente, existirão sempre pessoas mais altas, baixas, com mais ou menos peito. Mas é importante saberes que cada pessoa vive este período de forma própria.

O que muda nos rapazes?
A adolescência é o período da vida em que já não se é criança mas ainda não se é adulto.
Os rapazes observam uma mudança na voz (fica mais grave), os ombros alargam, aparecem pêlos púbicos e nas pernas, braços e rosto. Transpira mais, a sua estatura desenvolve-se e começa a ter erecções e a libertar esperma, portanto, o rapaz passa a ter a capacidade de produzir espermatozóides.

Menstruação

                          
O que é a menstruação?
A menstruação é uma perda de sangue cíclica que resulta da descamação do endométrio (parede que reveste o útero) com uma duração que pode variar entre 2 a 7 dias.


Após o aparecimento da primeira menstruação (menarca), é comuns os ciclos menstruais serem pouco regulares podendo mesmo existir longos períodos sem que ocorra qualquer hemorragia.


Existem factores que podem influenciar a duração dos ciclos menstruais bem como a quantidade de sangue libertado em cada mês como, por exemplo, o stresse e as preocupações, as mudanças de clima e os hábitos alimentares. Por isso, a quantidade de fluxo pode ser diferente de mês para mês.
É a isto que, vulgarmente, se chama “estar com o período” ou estar menstruada.



Quanto tempo dura o ciclo menstrual?
Habitualmente, um ciclo dura entre 28 a 32 dias, ou seja, é aquilo a que chamamos um ciclo menstrual. Mas, podem existir ciclos ligeiramente menores ou maiores.

Um ciclo menstrual é o período de tempo que vai do 1º dia da menstruação até ao dia anterior da menstruação seguinte (do ciclo seguinte).

Estes dias podem variar de mulher para mulher assim como podem também variar na mesma mulher de ciclo para ciclo. 

Quais os cuidados que devo ter com a higiene? Os genitais têm odores próprios, que são normais. A mulher tem glândulas sudoríparas (responsáveis pelo suor) na vulva que produzem um cheiro característico.

É importante que seja feita uma higiene diária e adequada, mas que não seja abusiva, uma vez que a vagina possui bactérias que a protegem das infecções e que, por isso, não devem ser destruídas.


Quais os mitos mais comuns sobre a menstruação?
Não se pode lavar a cabeça quando se está com a menstruação
Não se deve fazer desporto,
Não se podem comer alimentos frios,
Não se pode pisar um chão frio. 

Retirado de: http://juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/Sexualidade/NossoCorpo/Paginas/Menstrua%C3%A7%C3%A3oeciclomenstrual.aspx

Acne juvenil

O que é o acne?
O acne juvenil é uma inflamaçãoConjunto de reacções locais (congestão, dor, exsudado, rubor; tumefacção) provocadas por gangrena, infecção ou traumatismo.  crónica das glândulas sebáceas (que se encontram junto à raiz dos pelos), caracterizada pelo aparecimento de «borbulhas» (pápulasElevações cutâneas circunscritas consistentes, em geral de pequeno tamanho e de evolução fugaz, que podem ser epiteliais, dérmicas e mistas. ), «pontos negros» (comedões) e, mais raramente, nódulosLesões cutâneas elementares, semelhantes a tubérculos, com volume diverso, quase sempre considerável. São moles, duros, indolores ou muito dolorosos, podem ser apreciáveis por evidente congestão superficial, mas em geral somente são percebidos mediante palpação cuidadosa.  dolorosos com pusLíquido espesso constituído de leucócitos degenerados, bactérias mortas e células descamadas. , localizados na faceRegião anterior da cabeça, situada abaixo da linha dos supercílios. Superfície de um órgão. , pescoçoParte estreita do corpo que suporta a cabeça e fica acima do tórax. , ombros e troncoO torso. .

Quem pode ter acne juvenil?
O acne surge mais frequentemente nos jovens do sexoConjunto dos elementos anatômicos e funcionais que distinguem machos e fêmeas.  masculino, no início da adolescênciaPeríodo de desenvolvimento cuja principal característica é o rápid crescimento físico e psicológico. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece como limites de idades dos 10 aos 19 anos, em ambos os sexos.  e atinge a sua expressãoAto de espremer.  máxima entre os 17 e 21 anos. A maioria dos indivíduos melhora até aos 25 anos, embora alguns adultos possam manter manifestações da doençaAlteração do estado de saúde; muitas vezes se manifesta por sintomas e sinais.  para além dos 40 anos.

Porque aparece o acne?
O acne juvenil resulta de um aumento da produção de gordura a partir das glândulas sebáceas, por acção da secreçãoProduto de atividade especializada de células, as células glandulares.  de hormonas (principalmente a testosteronaPrincipal hormônio andrógeno secretado, principalmente, pelo tecido intersticial testicular do homem. ), que surge com os caracteres sexuais secundários, na puberdadePeríodo da vida desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários até a maturação sexual para atingir a capacidade reprodutora e o crescimento total do organismo. A puberdade é o único período da vida, desde o nascimento, em que a velocidade de crescimento é aumentada. . Este excesso de sebo bloqueia o canal de saída do folículoPequeno elemento anatômico em forma de saco.  e juntamente com a acção de uma bactériaMicrorganismo unicelular. Algumas provocam doenças no Homem, enquanto outras intervêm em diversos ciclos biológicos como o ciclo do nitrogênio. Existem diversos tipos de bactérias, classificadas conforme características de seu crescimento: aeróbicas ou anaeróbicas; por sua capacidade de absorção de corantes especiais: gram positivas ou gram negativas; ou por sua forma: bacilos, cocos, espiroquetas.  (CorynebacteriumGênero das bactérias Gram positivas com extremidades dilatadas classificadas, algumas vezes, na família das Actinomycetaceae ou, outras vezes, em uma outra família da ordem dos Actimomycetales, e que compreende as variedades anaeróbia e aeróbia.  acnes) conduz a uma inflamação no interior da glândulaÓrgão secretor de hormonas ou enzimas. .


O que é verdadeiro e falso em relação ao acne?
- O acne não é contagioso.
- Os «pontos negros» não correspondem a sujidade, são devidos a um processo de oxidaçãoReação química durante a qual uma substância reage com o oxigênio, cedendo a ele elétrons.  do sebo em contacto com o ar. Assim, não se deve lavar muitas vezes a face porque pode agravar as lesões.
- O acne geralmente não é afectado pela dietaParte da prescrição médica que indica qual tipo de aporte nutricional o paciente deve receber. Ingestão de alimentos habituais ou aquela que se faz visando preencher necessidades específicas de um indivíduo, incluindo ou excluindo itens de sua alimentação. . As azeitonas, o chocolate e a carne de porco são alguns exemplos de alimentos que a tradição popular manda evitar, mas não têm qualquer justificação científica.
- A exposição solar pode melhorar o acne temporariamente. É aconselhável o uso de um protector solar não gorduroso.
- Deve evitar-se o uso de cosméticos gordurosos. Retire os cosméticos todas as noites com águaSubstância composta de hidrogênio e oxigênio, essencial em toda matéria viva e em todos os processos vitais. Possuímos de 50% a 70% de água em massa corpórea. A deficiência de ingesta de água ou o excesso da perda de água produz desidratação.  e sabão.