quinta-feira, 22 de março de 2012

Boas férias da Páscoa

A todos os alunos que começam as férias da Páscoa amanhã à noite aqui ficam os meus votos de uma Páscoa muito feliz e com muito descanso e diversão, porque o 3ºPeríodo vai ser curtinho, mas muito intenso!


Dia mundial da água


No dia mundial da água os alunos do 6ºC foram ver a exposição "Planeta cor de água" da Yorn que se encontra no bloco 1 da nossa Escola e realizaram as atividades lúdicas existentes no panfleto oferecido pela mesma empresa.
Construiram também "gotas de água" com mensagens de preservação da qualidade da água e dimunuição do seu consumo diário.

Aqui ficam algumas das fotos:




Comemoração do dia mundial da floresta



Este ano para comemorar o dia mundial da floresta, os alunos do 5º e 6º ano da nossa Escola construiram árvores com materiais recicláveis, nomeadamente embalagens Tetra Pak.
Aqui estão algumas fotos dos trabalhos dos alunos:
























 

quarta-feira, 14 de março de 2012

O dia da árvore e a Tetra Pak


A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema  da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
Fonte: ICN (http://www.icn.pt/).



 
Este ano para comemorarmos o dia da árvore vamos construir árvores utilizando as embalagens Tetra Pak. Contudo, surgiram algumas dúvidas sobre o que eram e para que serviam estas embalagens. Por isso aqui vão algumas explicações:
A Tetra Pak é uma empresa que desenvolve, produz e comercializa sistemas de tratamento e embalagem para alimentos.
finalimagem

A Tetra Pak tem um lema “Protege o que é Bom” que significa manter os alimentos seguros e disponíveis em qualquer sítio, acreditando que a sua função vai além da protecção dos alimentos, a Tetra Pak procura ajudar na construção de um futuro melhor para os consumidores, para a empresa, para os colaboradores, parceiros e para a comunidade.
CURIOSIDADES SOBRE AS EMBALAGENS
  • As embalagens da Tetra Pak são feitas a partir de 75% de cartão, 20% de plástico (polietileno) e 5% de alumínio.
  • As fibras de papel utilizadas na embalagem vêm de florestas que são criadas em equilíbrio com o meio ambiente.
  • As embalagens da Tetra Pak protegem os alimentos contra as bactérias e outras agentes externos que prejudicam a sua qualidade.
  • As embalagens da Tetra Pak permitem conservar os alimentos sem conservantes. O produto que contêm é 100% natural.
  • Todos os materiais que constituem as embalagens (cartão, plástico e alumínio) podem ser reciclados.
  • A reciclagem de 1 tonelada de embalagens da Tetra Pak evita o abate de cerca de 15 árvores adultas. 
  • Retirado de: http://simvamoscriarumaarvore.simenoamarelo.pt/843/o-que-e-a-tetra-pak.htm

terça-feira, 13 de março de 2012

Dia do PI - 14 de Março


3,14159265358979323846.. Este é apenas o início de um número muito especial com uma infinidade de casas decimais: o número π - a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro.
Amanhã, dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebra-se em todo o mundo o Dia do π (3,14.). Esta celebração tem como objectivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas. O ano de 2006 foi muito especial, porque marca o 300º aniversário da aplicação da letra grega π para designar este número, utilizada pela primeira vez em 1706 na publicação "Synopsis Palmariorium Mathesios" de William Jones.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dia Mundial da ÁGUA


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido?
A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Como devemos comemorar esta importante data?
Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não deitar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades diárias (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações e divulgar ideias ecológicas para amigos, familiares e outras pessoas.
Retirado de: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia internacional da Mulher


PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Retirado de: http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/Temas/direitos_mulher/

terça-feira, 6 de março de 2012

Praia segura 2012 e sempre!

Esta manhã a turma 6ºB teve o privilégio de assistir a uma sessão de sensibilização sobre os cuidados a ter na praia, ministrada por dois nadadores salvadores do grupo CAPARICAMAR.


Os alunos estiveram atentos e demonstraram bastante interesse pelos temas abordados, facto que pode ser comprovado pelas inúmeras perguntas que elaboraram.


Esperemos que os ensinamentos de hoje sejam utilizados este Verão e todos os verões ao longo das suas vidas! Oxalá transmitam também essas informações de atitudes de segurança na praia aos seus amigos e familiares!
Aqui ficam algumas fotos do evento, para mais tarde recordarem!

Aos nadadores salvadores do CAPARICAMAR fica o nosso agradecimento pelo tempo disponibilizado!
E fazemos votos que os resultados dos socorros deste ano sejam iguais aos do ano anterior!