sexta-feira, 22 de junho de 2012

Boas Férias

A todos os alunos de 6ºano que terminaram hoje a sua última prova de final de ciclo, aqui ficam os votos de uma excelentes férias. Divirtam-se! Bjos.

sábado, 16 de junho de 2012

Preparação para a prova final do 2ºciclo de Matemática


Alunos do 6ºB e do 6ºC:

Aqui ficam alguns sites onde podem encontrar muitas fichas de trabalho, testes, provas de aferição que serão muito úteis para se prepararem para a prova final do 2ºciclo de Matemática.
Podem ainda voltar a fazer todas as fichas de trabalho, fichas formativas e testes que realizaram no 5º e 6º anos de escolaridade.
Qualquer dúvida que tenham podem enviar para o meu mail.
Bom estudo!
Boa sorte para a prova!

http://ciencia-em-si.webnode.pt/recursos-educativos/matematica%202%C2%BA%20ciclo/fichas%20e%20testes%206%C2%BA%20ano/

https://sites.google.com/site/duvmate/provas-de-aferi%C3%A7%C3%A3o/provas-de-aferi%C3%A7%C3%A3o---6%C2%BA-ano




sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia mundial sem tabaco


O Dia Mundial sem Fumo (ou sem Tabaco) foi criado no âmbito das medidas de combate ao consumo de tabaco. Neste dia são desenvolvidas em todo o mundo iniciativas que procuram sensibilizar as pessoas para os malefícios do consumo do tabaco. É comemorado todos os anos no dia 31 de Maio.
No 6ºC a comemoração deste dia incluiu a realização de pequenos trabalhos e a exposição de mini-cartazes com imagens e slogans alusivos ao tema!
Aqui fica o painel com os trabalhos dos alunos:



Dia Mundial da Criança


  •  Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.

  • É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).

  • Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
    Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
    Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.

  • As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.

  • Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.

  • Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
    Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.

  • Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano! Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
    - afecto, amor e compreensão;
    - alimentação adequada;
    - cuidados médicos;
    - educação gratuita;
    - protecção contra todas as formas de exploração;
    - crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

  • Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
    A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.

  • Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
    Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!). Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!

Visita de Estudo ao Museu Municipal de Peniche


No passado dia 30 de maio, a turma 6ºC visitou o museu municipal de Peniche. Este museu está instalado numa fortaleza marítima do século XVII, o local ficou tristemente célebre por funcionar como prisão política durante o período do Estado Novo.


O museu é composto por colecções de arqueologia (representativa do espólio da gruta da Furninha), arqueologia subaquática, malacologia, construção naval e artesanato local (rendas de Bilros). Alberga também um sector dedicado à resistência anti-fascista, podendo ser visitadas as antigas celas dos presos.


Esta visita foi especial dada a presença de 2 convidados, ex-presos políticos, que contaram de forma emocianada e na primeira pessoa as suas vivências dolorosas neste local. As recordações deste dia, ficarão para sempre registadas na nossa memória!

Retirado de: http://www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/MuseuMunicipaldePeniche  

Para não esquecermos este dia foram retiradas fotografias, aqui ficam algumas dessas fotos: