terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ano Internacional de Cooperação pela Água – 2013



Em dezembro de 2010, a Assembleia das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água, com base em uma proposta de um grupo de países iniciada pelo Tajiquistão. Em agosto de 2011, a UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água em 2013.

A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, educacionais, científicos, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e económicos. Uma abordagem multidisciplinar é essencial para entender as várias facetas implícitas no conceito e para misturar essas peças numa visão holística. Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água. Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água em 2013.

Ozono


O ozono é um gás que existe na atmosfera e que é constituído por três átomos de oxigénio.
A camada do ozono na estratosfera serve de filtro à radiação solar ultra violeta (UV), desempenhando uma função originária à vida na Terra.


A sua destruição é causada pelas emissões de CFC e está a ter consequências muito graves na vida marinha e humana.

O ozono pode ter benefícios ou malefícios para os seres vivos.
 
Benefícios do ozono:
- pode participar do tratamento de água para hemodiálise por ter uma velocidade de desinfecção superior a do cloro, por eliminar eficientemente bactérias, microbactérias, vírus
 
Malefícios do ozono:
- Pode ser muito prejudicial a vida do ser humano, pois ao ser inalado, passa pelo nosso sistema respiratório e danifica os bronquíolos e os alvéolos, por ser muito corrosivo
- A exposição repetida, pode causar inflamações nos tecidos dos pulmões e causar infecções respiratórias como a asma, também pode reduzir o funcionamento dos pulmões e a capacidade de fazer exercícios e ainda pode causar dores no peito e tosse
- Não são somente os seres humanos que sofrem danificações do ozono, as plantas e as árvores também são danificadas pelo corrosivo ozono, que também pode destruir colheitas e vegetação.

Porque é que o céu é azul?


O céu é azul, graças a um conjunto de fenómenos, sendo o mais importante o que se menciona a seguir:   Sabemos que a luz é formada pela união de várias cores. Ao entrar em contato com a atmosfera, ela espalha-se devido às particulas existentes no ar. Porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento. Quanto mais curtas, mais dispersas elas se tornam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos. Já no final da tarde, o sol ilumina obliquamente, obrigando os raios a fazer um caminho mais longo para chegar à Terra. Tal fato dispersa quase totalmente a luz azul e torna visível a vermelha, que possui um comprimento maior, dando-nos o espetáculo do pôr-do-sol.

Retirado de: http://educacao.terra.com.br/vocesabia/interna/0,,OI1290196-EI7875,00.html

Para compreenderes melhor este fenómeno podes visualizar o seguinte vídeo:

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Energias renováveis


O ano de 2012 foi considerado pela  ONU – Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
Energia sustentável é a energia que pode ser utilizada sem danos ao meio ambiente e aos seres vivos. Inclui todas as formas de energia renovável e tem influência direta em nosso cotidiano, pois mais praticamente tudo que fazemos utiliza alguma forma de energia.
Formas de gerar energia renovável
O uso da energia renovável é a forma mais apropriada de gerar energia sem poluir o ambiente, pois utiliza recursos que são devolvidos ao ambiente, muito diferente dos combustíveis fósseis, que, quando utilizados, causam poluição e não se reinteram novamente ao meio ambiente.

Tipos de energias renováveis:
Energia solar: proveniente do sol, é captada por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica. É utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Energia Eólica: é aquela gerada pelo vento. Para sua captação grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com grande quantidade de vento. Pode ser utilizada em residências, indústrias, etc.
Energia Geotermal: é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado em eletricidade. A sua produção deve ser feita através de rigoroso controle técnico, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada.
Biodiesel: é um combustível renovável, produzido a partir de fontes vegetais (soja, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). É usado basicamente em veículos.
Biomassa: é a energia proveniente da matéria orgânica (esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos) produzida numa determinada área de um terreno. Essa matérias orgânica gera gases que são transformados em energia.
Biogás: é um biocombustível produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal). Pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica e para isso é necessário usar geradores elétricos específicos.

Retirado de: http://www.smartkids.com.br/especiais/energia-sustentavel.html



Observa com atenção o vídeo seguinte:

Efeito de estufa


  • Quando tudo corre normalmente, o efeito de estufa é um fenómeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta com as temperaturas certas, pois conservam apenas uma pequena parte da luz do Sol que chega à Terra.
  • A designação "efeito de estufa" foi originalmente utilizada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, mas o fenómeno foi previsto pela primeira vez em 1827, pelo matemático francês Joseph Fourier.
  • Os gases que existem na nossa atmosfera protegem a Terra de forma a que a luz do Sol (e o seu calor) se mantenha no planeta.
  • É tal e qual como uma verdadeira estufa, mas a diferença é que na Terra o vidro são alguns gases que existem na atmosfera! Assim, o calor que nos chega através do Sol mantém-se junto à superfície e aquece o planeta.
  • No entanto, a mão do Homem, nomeadamente através da poluição, está a alterar o clima em todo o planeta.
  • Sabias que, desde que se deu a Revolução Industrial (século XIX), a quantidade de dióxido de carbono libertada na atmosfera aumentou 25%?
  • Entre outros gases, o dióxido de carbono é um grande contribuinte para o aumento do efeito de estufa e, consequentemente, para o aquecimento global.
  • Como já deves ter ouvido falar, o aquecimento global é um problema que tem preocupado muito os cientistas e ambientalistas em todo o mundo.
  • É que, se a temperatura natural do nosso planeta aumentar demasiado, o clima da Terra (que deu origem à vida) pode tornar-se uma coisa do passado.
  • O Programa das Nações Unidas para o Ambiente previu que, perto do ano 2025, a temperatura média do planeta terá subido cerca de 1,5ºC.
  •  Este aumento de temperatura provocará, consequentemente, uma subida do nível médio da água do mar em cerca de 20 cm pelo derretimento das calotes polares.
  • E essa subida já se começa a notar. Como sabes, a maior parte da água existente no planeta encontra-se nos glaciares árcticos que, em 1976, tinham uma espessura média de 6 a 7 metros e em 1987 já tinham apenas 4 a 5 metros.
  • Se os glaciares continuarem a derreter, algumas zonas perto da água e de baixa altitude poderão ficar alagadas. Por outro lado, as alterações climáticas vão provocar problemas nas colheitas.

    Gases responsáveis pelo efeito de estufa
- Dióxido de carbono (CO2) - responsável por cerca de 55% do efeito de estufa.

- Clorofluorcarbonetos (CFC) - responsáveis não só por 24% do aquecimento global resultante do efeito de estufa, mas também pela destruição da camada de ozono (que protege da radiação perigosa dos raios solares).

- Metano - produzido pela decomposição de matéria orgância, em algumas culturas, nas lixeiras e pelos excrementos do gado.

- Ácido nítrico - formado por micróbios, pela decomposição de fertilizantes químicos e pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis.

- Ozono - originado pela poluição produzida no solo pelos veículos automóveis, fábricas e refinarias de petróleo.

Retirado de: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Ambiente&ID=1329

Diabetes



Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada.

O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quem está em risco de ser diabético?
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
  • Pessoas com familiares directos com diabetes;
  • Homens e mulheres obesos;
  • Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
  • Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
  • Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
  • Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
Quais são os sintomas típicos da diabetes?
Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas:
  • Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
  • Sede constante e intensa (polidipsia);
  • Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
  • Fadiga;
  • Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
  • Visão turva.
Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
  • Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
  • Ter muita sede;
  • Emagrecer rapidamente;
  • Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
  • Comer muito sem nada aproveitar;
  • Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
É importante ter presente que os sintomas da diabetes nas crianças e nos jovens são muito nítidos. Nos adultos, a diabetes não se manifesta tão claramente, sobretudo no início, motivo pelo qual pode passar despercebida durante alguns anos.
Os sintomas surgem com maior intensidade quando a glicemia está muito elevada. E, nestes casos, podem já existir complicações (na visão, por exemplo) quando se detecta a doença.

Retirado de: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+cronicas/diabetes.htm

Para entenderes melhor o que são os diabetes observa com atenção o vídeo seguinte:

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia mundial da criança - 20 de novembro


A data de 20 de novembro marca o dia em que, em 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos das Crianças (CDC). Em todo o mundo 192 Estados ratificaram a CDC e Portugal fê-lo em 21 de setembro de 1990.

Esta convenção enuncia um conjunto de direitos fundamentais, de todas as crianças, e representa um vínculo jurídico, dos Estados aderentes, para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

Este dia é reconhecido pela ONU como o dia mundial da criança e pretende-se que seja dedicado à promoção dos ideais e objetivos da CDC e do bem-estar das crianças no mundo. No entanto, a data efetiva de comemoração do dia varia de país para país.


Destruição da camada do ozono



Efeitos da redução da camada do ozono:
- nos seres humanos provoca graves problemas de saúde, como distúrbios de visão, cancro da pele e falhas no sistema imunitário;
- nos ecossistesmas aquáticos provoca uma redução da fotossíntese e as respetivas consequências nas cadeias alimentares;
- nas plantas, afetando o seu normal desenvolvimento.

Vê com atenção o vídeo seguinte de modo a compreenderes melhor as causas e consequências da destruição da camada do ozono.



Tornado, furacão e ciclone

  • Furacão - Forma-se sobre oceanos na zona Intertropical; ocorre sobre águas quentes com temperaturas superiores a 27ºC; tem uma duração de vários dias; é de escala muito grande, podendo cobrir uma área de muitos milhares de quilómetros quadrados sendo visível do espaço; os ventos podem aproximar-se dos 200 km/h.

  • Tornado - Ocorre durante tempestades; tem uma curta duração de "vida"; ocorre geralmente sobre os continentes; é de escala local e não visível do espaço; apresenta ventos muito fortes, por vezes, próximos dos 400 km/h.

  • Ciclones - ou depressões, são áreas de pressão baixa em torno das quais o vento sopra no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio no hemisfério Norte e no sentido do movimento dos ponteiros no hemisfério Sul.
Retirado de: http://geoap.blogspot.pt/2008/02/tornados-e-furaces.html e de http://www.proteccaocivil.pt/PREVENCAOPROTECCAO/RISCOSNATURAIS/CICLONES/Pages/Oque%C3%A9.aspx

Asma Brônquica


O que é a asma?
A asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios.
Resulta do estreitamento dos brônquios, que pode ocorrer em várias circunstâncias. Ficando mais estreitos, o ar sai e entra nos pulmões com mais dificuldade. Este estreitamento é provocado pela contracção dos músculos que existem à volta dos brônquios, pelo aumento da parede dos brônquios, ficando assim o interior dos brônquios mais estreito e pela maior quantidade de secreções que os brônquios produzem.


Quais são os sintomas da asma?
Causa sintomas respiratórios, nomeadamente dificuldade em respirar, pieira ou chiadeira, sensação de opressão do tórax, tosse e cansaço. A intensidade dos sintomas é muito varíavel de doente para doente. Outros sintomas:
- Dificuldade em respirar
- Dificuldade em deitar fora o ar do peito e em fazer entrar mais ar. Normalmente, não temos consciência da entrada e saída de ar dos pulmões.
- Pieira
- Ruído tipo assobio que se ouve quando respiras, e que é provocado pela passagem do ar nos brônquios estreitados.
- Sensação de aperto no tórax
- Sensação de ter o peito a ser apertado por um cinto.



Se tem os sintomas referidos, consulte o seu médico. Ele pode ajudá-lo, fazer o diagnóstico e tratá-lo.


Quantas pessoas no mundo e em Portugal apresentam asma?
A asma afecta cerca de 150 milhões de pessoas de todas as idades no Mundo.
Em Portugal calcula-se que estão afectadas cerca de 600.000 pessoas. Afecta crianças e adultos. Em Portugal calcula-se que afecte cerca de 11% das crianças e 5% dos adultos.