terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os animais e os seus recordes


O mais forte: O escaravelho rinoceronte, Oryctes Nasicornis, que vive na Europa por ser capaz de suportar em seu dorso um peso 30 vezes maior que o seu próprio durante uma hora.

O mais fiel: Os gansos se juntam para toda a vida. Inclusive se diz, exageradamente, que quando enviuvam morrem de tristeza. As cegonhas também mantêm seus laços por toda vida, ainda que distanciam-se depois da época do acasalamento.

O mais solidário: O morcego vampiro. Se um colega não encontrou comida, o outro regurgita sangue para compartilhar.

A gestação mais prolongada: A salamandra negra dos Alpes tem um período de gestação de 3 anos e 2 meses. O elefante tem um período de gestação de quase dois anos (660 dias). Entre os peixes é a Mielga, Squalus Acanthias, um tubarão vivíparo com um período de gestação de 18 a 24 meses.

A gestação mais curta: A gravidez mais breve é o do marsupial conhecido como Bandicut de nariz curto: 12 dias.

Os mais paternais: Os cavalos-marinhos que armazenam os ovos numa bolsa até que eclodem.

O escavador mais rápido: A toupeira pode escavar até 5 metros cúbicos por hora.

O mais ruidoso: A baleia azul, Balaenoptera Musculus, é capaz de emitir sons mais fortes do que um avião a jato.

O inseto mais ruidoso: As cigarras. Podem ser ouvidas a 400 metros de distância.

O mais dorminhoco: O coala, Phascolarctos Cinereus, que passa 22 horas do dia dormindo.
 
 
A rã mais saltadora: A rã africana Ptychadena Oxyrhynchus que pode saltar até 5,35 metros.

O que melhor se orienta: A andorinha do mar, Sterna Paradisea, vive no círculo polar ártico e inverna na Antártida.

A ave mais veloz em voo: O Falcão peregrino, Falco Peregrinus, que atinge no voo 300 Km./hora. Em voo normal sua velocidade se aproxima à do Vencejo, Apus Apus, 160 Km./h. Portanto, o Vencejo e o Falção são os seres vivos mais velozes da Terra.

Que bate as asas mais rápido: O colibri Heliactin Cornuta bate suas asas a uma velocidade de 90 vezes por segundo, 5.400 vezes por minuto.

O que voa mais alto: Em 1973, um Abutre Griffon de Rupell (Gyps rueppellii) chocou com um avião que voava a 11.277 metros sobre Costa do Marfim. Os cisnes negros também atingem grandes alturas, como atestou um piloto que observou uma revoada a 8.230 metros de altura.

O record em distância de voo: O Chorlito Dourado é capaz de voar ininterruptamente uma distância de 3.000 Km.

O mais veloz em natação: O peixe espada Istiophorus Platypterus é capaz de superar os 80 Km./h. Seguido pelo atum, com 70 Km./h, que em percursos curtos pode atingir os 110 Km./h em cujo caso seria o nadador mais veloz.

A ave que nada mais rápido: O pinguim de bico vermelho de Papua, Pygoscelis Papua. Atinge a velocidade de 27 km/hora.

A ave que mergulha a maior profundidade: O pinguim imperador, Aptenodytes Forsteri, é capaz de mergulhar a 255 m (há citações de 483 m) de profundidade aguentando a respiração durante 5 a 18 minutos, atingido velocidades da ordem dos 40 Km/h.

O recorde em salto de altura: É do puma, Felis Concolor, que atinge em salto os 4 metros de altura. Grilos e gafanhotos podem saltar a 2 metros de altura O maior salto sem impulso prévio é o da gazela saltadora, Antidorcas Marsupialis, que pode dar saltos de 3 metros de altura

O recorde em salto à distância: O antílope pode dar saltos que superam os 9 metros. Também o canguru pode dar saltos de 9 metros de distância e 3,30 metros de altura. Em relação a seu peso são os grilos e gafanhotos, que são capazes de dar saltos de 6 metros. A pulga, com 1 a 4 mm é capaz de saltar 30 cm.

O mamífero mais lento: O bicho-preguiça de três dedos, Bradypus Tridactilus, move-se no solo a uma velocidade de 2,2 metros por hora.

O mais inteligente: Depois do homem, os animais mais inteligentes são os golfinhos, Delphinus Delphis, e o Chimpanzé, Pão Troglodytes. O primeiro é capaz de comunicar-se mediante uma linguagem de sons, e o segundo é capaz de utilizar algumas ferramentas e imitar ao homem.

O mais luminoso: São variadas as espécies de seres vivos de todos os reinos capazes de emitir bioluminescência. Mas o curioso é que um pequeno crustáceo, Cypridina, uma vez seco conserva sua luminosidade durante 30 anos.

O mais falador: O papagaio cinza africano, Psittacus Arithacus, é capaz de imitar sons e a voz humana, como outros papagaios, mas o seu vocabulário pode superar as 800 palavras.

A ave com maior envergadura: A maior envergadura é a do Albatroz Diomedea Exulans, que ultrapassa os 3,5 metros. Asas tão grandes lhes dificultam empreender o voo; mas facilitam o planeio.
A ave que passa mais tempo sem pisar terra: O Sterna Fuscata, depois de nascer passa 4 anos sem regressar a terra para criar.

O peixe que põe mais ovos: A fêmea do peixe lua, Mola mola, pode desovar 30 milhões de ovos.
O que tem mais patas: Algumas centopeias têm normalmente entre 15 e 150 pares de patas.

O mamífero mais venenoso: O estranho ornitorrinco, Ornithorhynchus Anatinus, possui um tipo de espora venenosa numa de suas patas traseiras. Seu veneno produz intensas dores.

O animal mais velho: A baleia franca da Gronelândia (Balaena Mysticetus) pode viver 210 anos. As tartarugas gigantes das ilhas Galápagos podem atingir os 150 anos. Mas entre as tartarugas o recorde é da tartaruga de Aldraba, Aldrabachelys Elephantina da ilha Mauricio, que viveu 152 anos em cativeiro.

Retirado de:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=672