terça-feira, 25 de junho de 2013

Super LUA CHEIA



A fase de Lua Cheia acontece próxima do perigeu só uma vez por ano e em 2013 foi no passado domingo 23 de Junho.

Tornou-se popular o fenómeno da Lua Cheia que é visualmente maior do que a habitual. Este evento anual deve-se à coincidência da Lua Cheia ocorrer no perigeu orbital e, assim, observar-se uma lua ≈14% maior em tamanho e ≈30% mais brilhante do que a lua cheia no apogeu.

A órbita da Lua é aproximadamente uma elipse, o que faz com que a Lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra em cada mês lunar (27,3 dias). O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu.


Em 2014, será a 10 de Agosto que a Lua Cheia estará próxima do perigeu. No entanto, uma Super Lua com as mesmas características desta de 2013, tão favoráveis à observação, só voltará a acontecer daqui a 18 anos.


Adaptado de: http://oal.ul.pt/super-lua-23-jun-2013/

terça-feira, 18 de junho de 2013

Dia do Químico


No último dia de aulas uma das turmas de 5ºano usufruiu de uma visita aos laboratórios abertos da nossa escola e tiveram a oportunidade de visualizar diversas experiências de Física, Química e Ciências Naturais realizadas pelos professores e alunos do 3ºCiclo. Como forma de agradecimento por esta iniciativa dos professores e alunos aqui fica uma homenagem aos químicos e à CIÊNCIA em geral!


A química faz parte da nossa vida há milhões de anos. Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades.


Desde a pré-história, o homem já acumulava conhecimentos práticos de química.
E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experiências, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.
O padeiro é um alquimista quando coze o pão, o viticultor quando prepara o vinho, o
tecelão quando faz o tecido, portanto, seja quem for o responsável por tornar útil e levar ao ponto de ser usado pelo homem tudo o que cresce na natureza, é um Alquimista.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Boas férias!


A todos os meus alunos do 5ºano que hoje terminaram o seu ano letivo aqui ficam os votos de umas boas férias! DDB - Descansem, Divirtam-se e Brinquem!
Já sabem que para o ano é pouco provável voltarmos a trabalhar juntos, por isso aqui ficam também os votos de muitas felicidades!
Beijinhos e até sempre!
Prof.ª Sílvia Pacheco


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Visita ao Lisboa Story Centre


Ontem, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal fomos visitar o Lisboa Story Centre, uma exposição interativa magnífica que nos ensinou muito sobre a nossa capital!


Erguida sobre as colinas banhadas pelo Tejo, e de olhos postos sobre o Oceano Atlântico, Lisboa é um fascinante mosaico de memórias, estórias e influências que ainda hoje marcam a paisagem urbana desta cidade única.


Os vários episódios que compõem a sua História e alguns dos seus protagonistas são apresentados no Lisboa Story Centre, onde todos os que visitam a capital portuguesa são convidados a realizar uma viagem no tempo e descobrir as memórias de Lisboa, desde a sua fundação até dias de hoje.


O percurso da visita está organizado em seis núcleos fundamentais: Lisboa: Mitos e Realidades, onde se aborda o Rio, a Terra, o Mar, o Céu, Primórdios mitológicos, Colonizadores e conquistadores e as Muralhas da Cidade. Segue-se o núcleo Lisboa: Cidade Global, que apresenta a Cidade Cosmopolita, o Armazém do Mundo, Para Além do Horizonte, o Padre Voador, a Cidade Magnificente, Morte e Política e a Igreja. Na secção dedicada ao 1 de Novembro de 1755, o dia de Todos os Santos é abordado o Terramoto e a cidade em ruínas, passando para o núcleo sobre a Visão de Pombal, que apresenta o Planeamento da Cidade Moderna no pós-terramoto e a Reconstrução da Cidade. E, por fim, o núcleo Terreiro do Paço, no qual é abordada a Praça: Política e Lazer.


Retirado de: http://www.visitlisboa.com/getdoc/73269e86-6c3d-46a7-b9e9-01d19e9d7a93/Lisboa-Story-Centre.aspx

Para relembrares a nossa visita podes ainda visualizar o seguinte vídeo retirado de www.youtube.com :

sábado, 8 de junho de 2013

Dia Mundial dos Oceanos


O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.


Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interacção com a atmosfera, litosfera e biosfera têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem alimento, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.

Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.


A celebração deste dia teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro em 1992.
Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos. Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.


A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera são alguns dos factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos. Em 2013, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é "Juntos temos o Poder para Proteger os Oceanos".



Observa com atenção os seguintes vídeos:




terça-feira, 4 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972  com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. 


Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Seguem algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola para preservar o meio ambiente:

Água:
  • Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovagem.
  • Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
  • Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando se estiver ensaboando, desligue a torneira.
Energia:
  • Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
  • Desligue aparelhos eletrónicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
  • Ar condicionado - utilize com moderação!
  • Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Utiliza a máquina de lavar com capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
  • Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.
Lixo
  • Separe os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico, para serem reciclados ou reaproveitados no fabrico de novos produtos.
Transportes
  • A caminho da escola - Utilizar os transportes públicos, ir a pé ou de bicicleta é sempre mais saudável para o planeta.


Retirado de:
http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-meio-ambiente/
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/5-junho-dia-mundial-do-meio-ambiente.html