quinta-feira, 15 de maio de 2014

Hipertensão arterial


Designam-se de hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados. Para esta caraterização, consideram-se valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio) e/ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mm Hg. Os valores ideais situam-se nos 120/80 mm Hg (milímetros de mercúrio)


Cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa. A hipertensão é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis. A tensão arterial elevada afeta cada vez mais a população jovem.
A hipertensão arterial aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda originar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, como a diabetes.

A pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada, cumprindo alguns rituais saudáveis:
  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Fazer uma dieta equilibrada;
  • Evitar a ingestão de álcool e o consumo de tabaco;
  • Praticar exercício físico de forma regular.




O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado a 17 de maio.






Retirado de:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3937224480887932346#editor/target=post;postID=7198735252927365043
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/ministeriosaude/doencas/doencas+do+aparelho+circulatorio/hipertensao+arterial.htm

Telecomunicações

Telecomunicação













Já se imaginou a viver, hoje em dia, sem um telemóvel, sem internet ou até sem telefone? Não!!!

Os aparelhos de telecomunicação evoluiram muito nas últimas décadas, a ponto de transformar bastante o dia-a-dia dos seus utilizadores.

Telecomunicação é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "distância") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".



O dia 17 de maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).

q


Tudo começou com o telégrafo e evoluímos até a popularização da Internet, a rede mundial de computadores que fez do planeta um lugar sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe. É maravilhoso poder ter amigos de várias nacionalidades, este fenômeno nunca foi visto nem experimentado na nossa história.

Retirado de: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/17-maio-dia-internacional-das-telecomunicacoes.html

Para saber mais sobre a história das telecomunicações veja o seguinte filme:

Dia Internacional da Família


Todos os anos, desde 1994, no dia 15 de maio é celebrado o Dia Internacional da Família.

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família.
A celebração do dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:
  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
A todas as famílias aqui ficam os votos de um dia muito feliz!!!

Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-familia/