sábado, 24 de outubro de 2015



A partir de dezembro, todos os rótulos dos alimentos têm de ter a informação nutricional e a lista de ingredientes completas, uma medida que, a prazo, deverá ter impacto positivo na saúde dos consumidores, segundo a bastonária dos nutricionistas.

Para mais informações consultar: http://www.dn.pt/portugal/interior/a-partir-de-dezembro-os-rotulos-dos-alimentos-vao-mudar-4251072.html

Distúrbios alimentares

Os distúrbios alimentares são doenças do foro psicológico que conduzem a comportamentos alimentares radicais. Estes comportamentos podem traduzir-se tanto no consumo de quantidades bastante reduzidas e insuficientes para as necessidades do corpo humano (anorexia) como no consumo excessivo de alimentos (bulimia). Qualquer um destes problemas tem um forte impacto na saúde, debilitando-a e podendo inclusive conduzir à morte.


Retirado de: https://advancecare.pt/disturbios-alimentares-como-identificar/
e de
Resultado de imagem para dia mundial da massa

Dia Mundial das Massas - 25 de outubro.

A ideia da data surgiu em 1995 num congresso mundial sobre massa, sendo a data instituída em 1998 pela International Pasta Organization (IPO).
O dia comemora a importância da massa para a alimentação saudável e equilibrada e relembra o seu contributo da massa para o desporto e saúde das pessoas.
A massa é um alimento feito a partir de uma pasta de pão sem fermento que pode ser moldado em mais de 600 formas, sendo o nome das massas geralmente um descritivo das suas formas. As primeira referências à massa remontam a 1154, na Sicília, em Itália, um país bem conhecido pelas suas massas.
Portugal é um dos 20 maiores consumidores de massa mundiais, com 6,6 kg per capita anuais. Para comemorar o Dia Mundial das Massas é indispensável comer um prato de massa.

Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-das-massas/

domingo, 18 de outubro de 2015

Dia Mundial da Osteoporose


O Dia Mundial da Osteoporose é celebrado anualmente a 20 de outubro.
A osteoporose é uma doença metabólica em que os ossos se vão tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fratura, em particular na anca, coluna vertebral e membros superiores.
A osteoporose afeta 800 mil portugueses, tendo maior incidência nas mulheres após a menopausa, numa relação de um homem para cada três ou quatro mulheres afetadas, realidade comum em todo o mundo. Estima-se que cerca de 50% destas mulheres irão sofrer uma fratura resultante da osteoporose.

Prevenção:

- Prática de exercício físico
  • Praticar regularmente exercício aeróbico (marcha, por exemplo, durante uma hora por dia)
  • Praticar também, duas a três vezes por semana, exercícios de força e carga, orientados pelo seu médico, mais específicos para ganhos de massa óssea localizada
  • Treinar o equilíbrio e a coordenação motora, de modo a reduzir ao máximo o risco de queda, sobretudo nas pessoas idosas.
- Alimentação saudável
  • Cálcio e Vitamina D
  • Evitar excesso de proteínas
  • Evitar algumas bebidas gaseificadas fosfatadas
  • Evitar café ou álcool em excesso
  • Não ingerir bebidas alcoólicas
- Não fumar

Tratamento

Nas últimas décadas registou-se uma evolução muito significativa no diagnóstico e no tratamento da osteoporose. Hoje estão disponíveis fármacos que previnem de forma eficaz o aparecimento ou o adensar da osteoporose e que permitem o aumento da massa óssea, sobretudo para diminuir a incidência de fraturas vertebrais e não vertebrais.

Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-osteoporose/

Dia Mundial da Menopausa

O Dia Mundial da Menopausa é celebrado a 18 de outubro.
A menopausa afeta as mulheres, em média, a partir dos 50 anos. Os principais efeitos da menopausa na saúde da mulher é a ausência de menstruação e impossibilidade de engravidar.
Em Portugal são poucas as mulheres que recorrem a tratamentos hormonais na menopausa. Contudo, os médicos aconselham as mulheres com fortes sintomas na menopausa a procurar orientação médica, para atenuar os efeitos.
Sintomas da Menopausa:
  • Calores e suores em todo o corpo
  • Irritabilidade
  • Diminuição do desejo sexual
  • Distúrbios de sono
  • Indícios de depressão
  • Menstruação irregular
  • Pele e cabelos secos
  • Unhas fracas
Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-menopausa/

Dia Mundial da Estatística


O Dia Mundial da Estatística é celebrado a 20 de outubro.
A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU e celebrada pela primeira vez em 2010, com o intuito de reconhecer a importância e o contributo que a
estatística têm vindo a proporcionar, ao longo dos tempos, para o conhecimento e desenvolvimento da sociedade.
Neste dia realizam-se atividades como conferências, exposições, jogos interativos, entre outras, todas elas com a estatística como base.
O dia internacional da estatística serve para relembrar a importância do estudo estatístico no mundo. As estatísticas:
  • marcam presença em vários aspetos da vida moderna,
  • servem de base a muitas decisões de governos, empresas e instituições;
  • dão informações sobre tendências e forças que afetam a vida quotidiana;
  • são um instrumento vital para o desenvolvimento económico e social dos países;
  • são objeto de estudo e análise em vários trabalhos académicos;
  • são uma ferramenta de trabalho em vários setores de atividade.

Solo

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas.
Esse elemento natural é de fundamental importância para a vida de várias espécies.
O solo serve de fonte de nutrientes para as plantas, e a sua composição interfere diretamente na produção agrícola.
Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc.

O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário.

Formação do solo




Para saberes mais sobre as funções do solo visualiza este vídeo.

Biosfera

Aqui fica um vídeo feito por alunos e com base em desportos radicais para explicar o conceito de Biosfera. Muito interessante! Parabéns a quem o realizou!


Pirâmide da Dieta Mediterrânea

A antiga palavra grega diaita, da qual deriva dieta, significa estilo de vida equilibrado.
A dieta Mediterrânea traduz um estilo de vida, e não apenas um padrão alimentar, que combina ingredientes da agricultura local, receitas e formas de cozinhar próprias de cada lugar, refeições partilhadas, celebrações e tradições, que, juntamente com o exercício físico moderado diariamente, favorecido pelo clima ameno, completam um estilo de vida que a ciência moderna nos convida a adotar em benefício da nossa saúde, tornando-a um excelente modelo de vida saudável.
A Dieta Mediterrânea é caracterizada:
- pela abundancia de alimentos de origem vegetal, como o pão, massas, arroz, hortaliças, legumes, fruta fresca e frutos oleaginosos;
- utilização do azeite como principal fonte de gordura;
- consumo moderado de pescado, aves, lacticínios e ovos;
- consumo de pequenas quantidades de carnes vermelhas.

A nova pirâmide da Dieta Mediterrânea apresenta na base os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade na alimentação diária, e nas camadas superiores, aqueles que devem ser consumidos com moderação, reservando-se para ocasiões festivas e excecionais.

Para mais informações consulta: http://www.apdietistas.pt/nutricao-saude/alimentacao-na-saude/dieta-mediterranea

piramide alimentar