domingo, 22 de novembro de 2015

Dia Nacional da Cultura Científica


O Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se a 24 de novembro foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
Neste dia realizam-se atividades nas escolas do país, como experiências e trabalhos de grupo, para colocar em exposição, assim como se organizam colóquios e sessões de divulgação científica nas principais cidades do país, para as populações terem mais contacto com as atividades e os profissionais do mundo da ciência.
Na nossa Escola poderás realizar diversas atividades experimentais sobre o ar.

Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-da-cultura-cientifica/

Dia da Floresta Autóctone

A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, a floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos..., e que estão adaptadas ao nosso clima.
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.
Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones.
Retirado: http://www.icnf.pt/portal/agir/comemora/d_flor_auto
 

sábado, 14 de novembro de 2015


Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa


O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas e comemora-se anualmente a 15 de novembro.
A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual. Possui um vocabulário e gramática próprios.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.


Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-da-lingua-gestual-portuguesa/
Sistema respiratório humano


A Aurora Boreal e Austral


Dia Mundial do Não Fumador


A doença pulmonar obstrutiva crónica, o cancro do pulmão, da laringe e doenças cardiovasculares são, infelizmente, alguns exemplos de patologias devidas à exposição ao tabaco. Estas doenças são responsáveis por uma elevada mortalidade e morbilidade, internamentos hospitalares, perdas de dias de trabalho e reforma antecipada por invalidez, representando elevados custos económicos para a sociedade.
A tosse, expetoração matinal e cansaço devido a esforços são sintomas que devem levar o fumador a procurar avaliação médica e realização de uma espirometria.
A doença pulmonar obstrutiva crónica foi a 6ª causa de morte em 19901 e estima-se que  será a 3ª causa de morte no mundo em 20201, se não se inverterem os números de fumadores ativos e passivos.
O cancro do pulmão continua a ser responsável pela perda prematura de sobrevida nos fumadores.
Todos os profissionais de saúde têm a responsabilidade de apoiar o fumador no sentido de motivação e cessação tabágica.
O dia 17 de novembro, dia do não fumador, deve ser um dia de reflexão e de ação.

Retirado de: http://www.medicil.pt/17-novembro-dia-mundial-do-nao-fumador/  

Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro.
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.
A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.
O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. "Vida saudável e diabetes" é o tema para 2014, 2015 e 2016.
As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações. Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e em 2030, este número deve chegar a 438 milhões.

Para mais informação consultem: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-diabetes/

Dia Europeu dos Antibióticos

No dia 18 de Novembro assinala-se o Dia Europeu dos Antibióticos. Esta iniciativa teve como objetivo alertar os profissionais de saúde para a necessidade de promover, junto da população em geral, o uso racional dos antibióticos, a fim de manter a sua eficácia e prevenir a emergência de microrganismos resistentes.
A resistência aos antibióticos e a sua emergência constituem uma verdadeira ameaça para a Saúde Pública, afetando tantos os países desenvolvidos como os países em desenvolvimento. A mais temível consequência de um uso intensivo e inadequado de antibióticos resultará no retorno à era pré-antibiótica com impossibilidade de tratamento das infecções e doenças associadas.